sexta-feira, 20 de abril de 2012

PROJETOS 2011



EEIEF. DONA EULINA MAGALHÃES

PROJETO:CONHECENDO MELHOR SEU ESCRITOR FAVORITO

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II



JUSTIFICATIVA

          Envolver os alunos, em atividades diversificadas com o objetivo de motivá-los á prática de leitura, com interesse e prazer, levou-nos a desenvolver este projeto concretizando a interatividade entre autor – livro.

          Porque  conhecer o autor? Entendemos que na maioria das vezes, os alunos são incentivados a ler, mas aleatoriamente, sem mediação. Entretanto, é diferente quando esta mediação começa com o conhecimento básico do autor e de suas obras. Numa mediação segura com atividades agradáveis que insiram de fato as crianças no mundo dos livros.

          O trabalho visa o conhecimento da vida e obras de várias escritores, através de estudo de alguns trabalhos e de atividades de artes relacionadas a eles, pois se queremos ser cidadãos comprometidos com o saber e com a educação dos outros precisamos desenvolver atividades que possibilitem uma maior significação para sua vida escolar.

OBJETIVO GERAL

·         Trazer a leitura para a escola, através dos alunos, provocando o seu interesse pela vida e obras de alguns escritores.

·         Oportunizar o desenvolvimento do pensamento, da criatividade e do aperfeiçoamento da leitura e escrita.

·         Proporcionar aos alunos o aprimoramento das habilidades de ler, interpretar e escrever através do conhecimento da vida e obras de diversos autores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Obter maior conhecimento sobre a vida e as obras de diversos autores como incentivo á leitura de seus livros infantis.

·         Ler e comentar diversas obras do autor escolhido.

·         Desenvolver senso de colaboração em trabalhos em equipe

·         Criar oportunidades para desenvolver a expressão oral e escrita.

·         Promover atividades artísticas baseadas nas obras estudadas

DESENVOLVIMENTO

O projeto será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental I(1º ao 5º ano) em diversos momentos:

1º MOMENTO: ESCOLHA DO ESCRITOR A SER TRABALHADO

2º MOMENTO: PESQUISANDO A VIDA E OBRAS DOS ESCRITORES

3º MOMENTO: SOCIALIZAÇÃO DAS PESQUISAS ATRAVÉS DE PAINÉIS, MURAIS...

4º MOMENTO: PROMOÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS


              RELAÇÃO  ESCRITORES A SEREM ESTUDADOS POR TURMA


ENSINO FUNDAMENTAL I

TURMA
AUTOR A SER PESQUISADO
RESPONSÁVEL
01
1º ANO - manhã
Hans Christiam Andersen

Vânia
02
2º ANO - manhã
Elias José

Ivânia
03
3º ANO - Tarde
Monteiro Lobato

Mônica
04
4º ANO “A” e “B”
Monteiro Lobato

Regina
05
5º ANO “A”

Monteiro Lobato
Jesus
06
5º ANO “B”

Monteiro Lobato
Ivânia
07
EJA

PATATIVA DE ASSARÉ

Jairo
ENSINO FUNDAMENTAL II

01
6º ANO “A” e “B”
Ziraldo

Cleilson
02
7º ANO “A” e “B”
Ana Maria Machado

Cleilson
03
8º ANO “A” e “B”
Lygia Bojunga

Rita Helena
04
9º ANO “A” e “B”
Lygia Fagundes Teles

Rita Helena



CRONOGRAMA  DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES
 


PERÍODO
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
TURMA  QUE VAI TRABALHAR
RESPONSÁVEL
28 a 31.03
Escolha do escritor  a ser estudado e apresentação do projeto  para os alunos


Mensagem em Data Show A importância da leitura para os alunos do EF II.

Apresentação do projeto e da Gincana Literária.

1º horário:EF I



2º horário: EF II
Professor



Salete/Edice
04.04
Abertura do projeto:Sessão de vídeo na escola: episódios da série do Sítio Pica-pau-amarelo(Reino das Águas Claras, Viagem ao céu, Memórias de Emília.

Mensagem sobre Leitura em DATA SHOW

Roda de Conversa sobre as características do Sítio do Pica Pau Amarelo e suas personagens interessantes.

EF I








EF I




Salete, Rômulo







Salete e Edice
05 a 07.04
Pesquisa da vida  e obras dos escritores escolhidos

Definição da forma de
apresentar a pesquisa para os colegas: painel, teatro, música, debate, exposição, teatro de fantoches...

Obs: os alunos do Ensino Fundamental I farão exposição na sala de aula e nas galerias da escola.

Narração de histórias pelos
Alunos

Escolha dos contadores de histórias por sala(pode ser mais de 01(um).

EF I



EF  I








Todas as turmas do EF I
Professores















Professores/ Salete

Sugestão de atividades para trabalhar os escritores:
Apresentar aos alunos livros do escritor.

Organizar os alunos em grupos para pesquisarem

Confeccionar painéis , murais... com o material pesquisado para a sala ou mural da escola.

Organizar uma exposição de todos os trabalhos na própria escola

EF I e II

08.04
HORA DO CONTO ESPECIAL: A arte de Narrar histórias .Conto:O livro que queria ser brinquedo(Data Show)

Contação da história: A princesa que não sabia ler(Salete)

Apresentação dos contadores de histórias selecionadas em cada turma e escolha do melhor contador de história da escola.


       -
       Todas as   turmas EF I

Salete


Salete


Professores e Salete
11 a 15.04
       
PROMOÇÃO DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I




Conhecendo um pouco sobre cada personagem dos contos de fada do autor pesquisado, através de  desenhos ou criação em massa de modelar as personagens que mais gostaram. Expor as criações , com os nomes dos personagens escritas em letra de imprensa maiúscula.
Chapeuzinho vermelho, lobo mau, soldadinho de chumbo, madrasta, princesas, príncipes...

Outra sugestão: Dramatizar a história infantil do PATINHO FEIO do escritor Hans Andersen

    1º ANO

Vânia

Trabalhar a poesia CAIXA MÁGICA DE SURPRESA e apresentá-la na forma de um texto narrativo com desenhos, formando o livro de histórias da turma do 2º ANO.
Cada aluno faz um desenho da parte da poesia que mais gostou e em seguida o professor forma o livro, observando o início, meio e fim da poesia.No 2º momento  junto com os alunos, a professora transforma a poesia, observando os desenhos em um texto narrativo.
2º ANO
Ivânia


Dramatização de fábulas de Monteiro Lobato

3º ANO

Mônica

Confecção de uma boneca de pano, usando retalhos de tecidos, lã, jornais e meias de seda

Apresentação dos trabalhos através de coreografia.(Música: Emília, Emília..)

4º ANO “A”
 Mônica/ Salete




Regina/ Salete

Leitura  e escrita de fábulas para construção de um livro
Dramatização de fábulas

4º ANO “B”
Regina

Leitura e escrita de fábulas
5º ANO “A”
Jesus/ Salete

Edição de um livro pelos alunos com o tema proposto fábulas.
 5º ANO “B”
Ivânia

Dramatização da música TRISTE PARTIDA  - PATATIVA DE ASSARÉ.
EJA
Jairo


COMO DESENVOLVER AS ATIVIDADES COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
04.04
Apresentação do material a ser trabalhado e divisão das equipes e tarefas em grupo de 10 alunos.

Sugestão:

1º equipe: Pesquisar a biografia do escritor

2º equipe: Pesquisar as obras do escritor

3º equipe: Analisar um pequeno trecho de uma obra do autor e escolher a forma de apresentá-la para os colegas no Horário do Recreio.
Dança, música, poema, dramatização, etc.

Início da Gincana Literária 6º ao 9º Ano

1ª etapa: (abril, maio e junho)

Leitura de obras do FNDE –
PNBE  mensal com os alunos

2º etapa: agosto /setembro e outubro

Leitura do maior número de obras literárias pelos alunos.
Avaliação: Apresentação do maior número de fichas/roteiro de leituras das obras literárias lidas.

Premiação dos alunos que leram o maior número de obras no final da 2ª etapa.


Professo/AlunoS
05 a 11
 Execução do estudo e pesquisa da vida e obras dos escritores.
.

Professores de LP e artes,

Escolher o escritor a ser estudado(sugestão no projeto)

Professores de LP e artes,

Pesquisar a vida e obras do autor

Professores de LP e artes,

Definição pelos grupos a forma de apresentar a pesquisa para os colegas: PAINEL, TEATRO, MÚSICA, DEBATES, EXPOSIÇÃO, JORNAL, MONOLOGOS, TEATRO DE FANTOCHES.

Professores de LP e artes,
Salete/ Edice

Definição do cronograma de apresentação das turmas .

Salete e professores

A apresentação deve ser exibida em 10 a 15 minutos, no máximo. O grupo responsável pelo trabalho não pode ultrapassar este tempo, visto que outras aulas após o recreio

alunos

Deixar para o público que assisti as apresentações cartões ou frases, trechos de livros dos escritores apresentados.

alunos

Ao final da apresentação os alunos deverão informar a escola o próximo escritor a ser apresentado.

alunos
13 a 15
Início das apresentações dos grupos no horário do recreio

Abertura: Encenação pelos alunos do Grupo de Teatro Arte e Vida do cordel NAS ASAS DA LEITURA

Professores/ alunos/Edice/ Salete/ Adauto/Rõmulo...
 18.04
1º horário: HORA DA LEITURAPARADA MENSAL – projeto da escola quando todos param 30 minutos  de leitura.

2º horário: Culminância EF I –Apresentação das atividades artísticas  pelos alunos

Salete/ Aurelina/ Gislane e coordenadores



RECURSOS

Humanos:
Alunos, professores, Coordenação

Didáticos:
Data Show
Cartolinas, papel madeira, pilot, canetinhas, CDs, DVDs, roupas de teatro,Som, microfone, livros paradidáticos, xerocs, revistas, internet, massa de modelar, tecidos, lã;
Obras literárias diversificadas recebidas pelo FNDE.

PARCERIA/APOIO PEDAGÓGICO

Direção da escola
Coordenação Pedagógica
Professores do Centro de Multimeios

AVALIAÇÃO

Durante o processo de avaliação será observado o desempenho na participação das atividades individuais e em grupos.

GINCANA LITERÁRIA
TEMA: A LEITURA E ESCRITA, ENFOCANDO A LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS
ESCOLA: Dona Eulina Magalhães
Disciplina: Língua Portuguesa e Arte-Educação
PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental II 6º ao 9º Ano
ANO: 2011
PERÍODO DE EXECUÇÃO: ABRIL A OUTUBRO
OBJETIVO GERAL
·         Desenvolver em 80% o gosto pela Leitura e Escrita dos discentes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
JUSTIFICATIVA
        Observando o grau de dificuldades na leitura e escrita dos discentes do Ensino Fundamental II, bem como a resistência dos mesmos à leitura de obras literárias, fez-se necessário a elaboração deste projeto que visa desenvolver neles o gosto e o hábito pelas mesmas.

Objetivo Geral
·         Propiciar aos discentes do Ensino Fundamental a leitura de obras literárias, a fim de que os mesmos desenvolvam o gosto e o hábito pela leitura, aplicando-a na escrita.
Objetivo Específico:
·         Desenvolver o gosto e o hábito da leitura;
·         Enriquecer o vocabulário;
·         Conhecer obras literárias diversificadas;
·         Analisar obras literárias e suas características;
·         Aplicar os conhecimentos adquiridos na escrita;
METODOLOGIA A SER UTILIZADA
·         Leitura de obras literárias
·         Realização de um roteiro de leitura pré-estabelecido
·         Análise e avaliação do  roteiro de leitura
·         Biblioteca
 O Projeto será desenvolvido em duas etapas:
         O Início da Gincana Literária será feita uma sensibilização, divulgação e apresentação de mensagem sobre a importância da Leitura em Data Show.
1ª etapa: (abril, maio e junho)
·         Leitura de obras literárias do FNDE – PNBE mensal com os alunos
·         ABRIL – 6º Anos e 7º ANOS
·         MAIO  -  8º Anos e 9º ANOS
·         JUNHO – Todas as turmas
2ª etapa: agosto /setembro e outubro
·         Leitura do maior número de obras literárias pelos alunos.
·         Avaliação: Apresentação do maior número de fichas/roteiro de leituras das obras literárias lidas.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
        
            O “Projeto de Leitura” será desenvolvido com os alunos  do 6º ao 9º ano no período de abril a outubro de 2011, na sala de aula e na biblioteca.

ETAPAS
ATIVIDADES

MÊS
ANOS
RESPONSÁVEIS
     1ª ETAPA
Escolha das obras literárias a serem lidas pelos alunos
MARÇO
6º e 7º ANO
Professores de LP e AE/Salete/Edice

Leitura dos livros em casa no período de um mês
04.04
6º e 7º ANO
Alunos/ professores

Divulgação da Obra através de atividades com gêneros textuais
31.04
6º e 7º ANO
Professores e Alunos

Culminância e exposição dos trabalhos realizados
31.04
6º e 7º ANO
Alunos e professores
   1ª
ETAPA
Escolha das obras literárias a serem lidas pelos alunos
FINAL DE ABRIL
8º e 9º ANO
Professores de LP e AE/ Salete/Edice

Leitura dos livros em casa no período de um mês
02.05
8º e 9º ANO
Alunos/professores

Divulgação da Obra lida através de atividades com gêneros textuais ou de cartazes, apresentação de personagens ou do próprio texto lido
31.05
8º e 9º ANO
Professores e Alunos

Culminância e exposição dos trabalhos realizados
31.05
8º e 9º ANO
Alunos e professores

O mesmo processo com todas as turmas
JUNHO
6º,7º,8º e 9º Ano
Professores 
    2ª
ETAPA
Leitura do maior número de obras literárias pelos alunos.

Agosto a outubro
6º,7º,8º e 9º Ano
Salete

Avaliação: Apresentação do maior número de fichas/roteiro de leituras das obras literárias lidas

Agosto a outubro
6º,7º,8º e 9º Ano
Salete

RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Obras literárias diversificadas recebidas pelo FNDE
·         Ficha/roteiro de leitura
·         Lápis de cor
·         Papel A 4
·         Cartolinas

PARCERIA/APOIO

·         Direção da escola
·         Serviço de Coordenação Pedagógica
·         Professores do Centro de Multimeios
·         Secretaria de Educação
·         Prefeitura Municipal
·         Secretaria de Cultural
·         Empresas Aquasystem
·         Gráfica Rocha
AVALIAÇÃO
         
Na avaliação serão observados os seguintes aspectos:
·         Leitura do maior número de obras lidas
·         Apresentaçaõ do maior número de fichas/roteiros de leituras das obras literárias lidas;
·         Valorização quantitativa do trabalho em 5,0 pontos
·         Premiação com medalhas para os alunos que leram o maior número de obras literárias durante o período de realização do projeto, destacando 1º, 2º e 3º lugares, sendo que o 2º e 3º lugar será destinado aos alunos que não dominam a leitura, mas demonstrou interesse, força de vontade, entusiasmo em realizar as leituras das obras e as atividades.
·         Visita cultural ao Centro de Cultura Dragão do mar em Fortaleza – CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário